Bremen na corrida: o repositório de resíduos nucleares continua ao seu alcance!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Agência Federal de Armazenamento Final apresenta novos mapas para a busca de resíduos nucleares e examina possíveis localizações em Bremen e na Baixa Saxônia.

Die Bundesgesellschaft für Endlagerung präsentiert neue Karten zur Atommüll-Suche, untersucht potenzielle Standorte in Bremen und Niedersachsen.
A Agência Federal de Armazenamento Final apresenta novos mapas para a busca de resíduos nucleares e examina possíveis localizações em Bremen e na Baixa Saxônia.

Bremen na corrida: o repositório de resíduos nucleares continua ao seu alcance!

A procura de uma instalação de armazenamento final para resíduos nucleares na Alemanha continua a ganhar impulso. Em 15 de novembro de 2025, a Agência Federal de Armazenamento Final (BGE) apresentou novos mapas que documentam o estado atual da busca de localização. A região em torno de Bremen, em particular, ainda tem boas chances de permanecer na corrida.

Como não on-line relatado, diversas áreas na região de Bremen ainda estão sob consideração. Estes incluem Deichhausen em Delmenhorst, onde a ponta mais ao norte e algumas áreas maiores na área sudoeste da cidade são consideradas mais de perto. O município de Ganderkesee, no sul, também está sendo examinado mais detalhadamente.

Os distritos de Gröpelingen, Walle e Findorff em Bremen também foram qualificados como áreas potencialmente adequadas. Estas regiões situam-se numa área maior que se estende pela Baixa Saxónia, Hamburgo e Schleswig-Holstein e onde ocorre o argiloso terciário. No entanto, o norte de Delmenhorst e grandes áreas em Schierbrok, Heide e Stenum já não têm hipóteses de continuar a fazer parte do processo de seleção.

Requisitos regulatórios e geologia

Encontrar um local de armazenamento final não é uma tarefa fácil. Em todo o país, o BGE classificou 53 por cento das áreas examinadas como inadequadas. Isto deve-se, entre outras coisas, a critérios de exclusão rigorosos baseados na estabilidade geológica da região. Devem ser excluídas áreas com atividade vulcânica, reservas jovens de água subterrânea ou potenciais sismos. As condições geológicas desempenham um papel decisivo na escolha do local.

Rochas hospedeiras adequadas incluem rocha salgada, argila e rocha cristalina, como granito. Para que sirvam como barreira segura para resíduos nucleares, devem estar a uma profundidade de pelo menos 300 metros e ter pelo menos 100 metros de espessura Conhecimento do planeta explicou. Estas condições garantem que os resíduos nucleares possam ser armazenados com segurança durante um milhão de anos.

O BGE segue um processo de várias etapas para verificar a adequação dos locais. Na primeira etapa são verificados os critérios de exclusão, seguidos dos requisitos mínimos para a rocha hospedeira. O objetivo é encontrar um local que seja geologicamente estável e seguro para o armazenamento de resíduos nucleares.

O debate sobre a procura de um repositório final é muito mais do que uma questão puramente técnica – afecta os corações e as almas das pessoas da região. Os próximos meses mostrarão se Bremen e a área circundante são realmente adequadas como repositório final ou se é necessário encontrar novas soluções para o legado nuclear, muitas vezes desprezado.